Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

Ginásio Sargento Kennedy é inaugurado em Santarém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/03/2019 13h08

Depois de cerca de seis meses de espera, na sexta-feira (22), o Ginásio Sargento Kennedy, do 3º Batalhão da Polícia Militar, foi inaugurado, em Santarém, no oeste do Pará. Agora, a comunidade do bairro Caranazal terá um novo espaço para a prática esportiva, beneficiando crianças, moradores da área, além de policiais, que terão um local para treinamento.

O ginásio foi construído na sede do projeto Cidadão do Futuro – Realizando Sonho. Criado pela Polícia Militar, o espaço atende cerca de 600 crianças da Escola Estadual de Ensino Fundamental Moraes Sarmento e de outros cinco pólos da PM em comunidades de Santarém. Estudantes de 7 a 15 anos praticam no contra-turno escolar futsal, artes marciais (karatê, jiu-jitsu e muay thai) e aprendem a tocar instrumentos.

Segundo o comandante do 3º BPM e coordenador geral do Cidadão do Futuro, Tenente-Coronel Aldemar Maués, o projeto social vai além do esporte. “Aqui, as crianças têm as atividades esportivas e recebem reforço escolar, mas precisam ir bem na escola. Mais do que formar atletas, como o nome do projeto já diz, o objetivo é formar cidadãos do futuro”, ressaltou Maués.

E quem teve essa ideia lá em 1998 foi o Subtenente da Reserva Leôncio. “Na época, o nome do projeto era ‘Garoto Nota 10’ e só atendia filhos de PM’s, então, eu nem imaginava que pudesse crescer tanto. Policiais que vieram depois foram aumentando o projeto, atendendo crianças do bairro e hoje ele está desse jeito, com várias comunidades santarenas atendidas”.


Eduarda Pimentel, de 9 anos, é uma das alunas de futsal e contou que adora o projeto. “Eu aprendo muitas coisas aqui, de higiene, educação, esporte. É muito legal”. A dona de casa Lena Brandão, mãe de um dos alunos atendidos, também aprova iniciativa e comemorou a inauguração do novo espaço. “Esse projeto é muito bom, o comportamento do meu filho mudou, agora ele é mais disciplinado e está se tornando um cidadão de verdade”, contou.

O ginásio leva o nome de um PM que incentivava muito o esporte na cidade: Sargento João Kennedy Campos Miranda. A viúva Altair Miranda recebeu a homenagem das mãos do governador do Estado. “É uma honra saber que o trabalho dele está sendo reconhecido dessa forma e vai poder ajudar tantas crianças a serem pessoas melhores, como ele sempre quis”, agradeceu.

“Olhar pelas nossas crianças, pelos nossos jovens, investir em educação, descobrir os talentos, fazer com que essas crianças e jovens possam ter a oportunidade da escolha e da boa escolha, isto é fundamental para que nós possamos garantir um futuro melhor para o nosso Pará”, disse o governador do Estado, Hélder Barbalho, na noite de inauguração do Ginásio Kennedy.