Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JUSTIÇA ITINERANTE

Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria vai interiorizar ações

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/01/2015 14h47

A caravana do projeto “NDDH e Você” vai percorrer dez municípios do Estado em 2015 em parceria com a Diretoria do Interior da Defensoria Pública do Estado.  O objetivo é interiorizar as políticas jurídicas que deram certo no Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos e, assim, beneficiar municípios que já possuem Núcleos Regionais da instituição.

O município de Salinópolis será o primeiro a receber os serviços do projeto, no período de 9 a 12 de fevereiro. Em seguida, a caravana segue para o município de Vigia, onde permanece entre os dias 2 e 5 de março. Os serviços de cidadania e direitos humanos também estarão disponíveis para o município de Cametá, de 13 a 16 de abril, e em São Miguel do Guamá, de 8 a 11 de junho.

No segundo semestre, o cronograma prevê visitas aos municípios de Soure, na Ilha do Marajó, entre os dias 17 e 20 de agosto; Redenção e Parauapebas, que terão atendimentos dos dias 13 a 19. A última ação será nos municípios de Itaituba e Oriximiná, de 8 a 14 de novembro.

A coordenadora do Núcleo, defensora pública Anelyse Freitas, informou que é preciso interiorizar as ações de Direitos Humanos que já obtiveram retorno na capital, como a assistência às pessoas em situação de rua, com deficiência, ostomizados, as que precisam de regularização fundiária e direito à moradia.

A cada edição do projeto haverá um defensor público do NDDH e da Diretoria do Interior para dar assistência jurídica aos munícípes. Além disso, as equipes técnicas as duas unidades atuarão de forma integradas. Dentre os serviços que serão oferecidos aos assistidos constam, ainda, oficina sobre Direitos Humanos e formação para conselheiros tutelares e técnicos.