Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CRIANÇA E ADOLESCENTE

Pro Paz nos Bairros abre inscrições para as atividades de 2015

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/02/2015 16h33

Jovens de 8 a 18 anos já podem se matricular em qualquer um dos seis polos do projeto Pro Paz nos Bairros, que atende crianças e adolescentes de Belém, Ananindeua e Marituba, oferecendo atividades de esporte, lazer, arte e cultura. O formato é de complementação escolar, ou seja, o que cria alternativas saudáveis e de continuidade educacional nos períodos ociosos. Desde 2011 já foram atendidos 8.376 jovens, 2.348 somente no ano de 2014.

Atualmente, existem seis polos em funcionamento na Região Metropolitana de Belém (RMB): Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), Praça Dorothy Stang (Sacramenta), Instituto de Ensino em Segurança Pública do Estado (Iesp), em Marituba, e Espaço Apoena, em Ananindeua. Dos seis polos, apenas o Apoena ainda não abriu inscrições, pois passa por reestruturação na grade de atividades, mas deve iniciar as matrículas ainda este mês.

Para se matricular, o jovem pode procurar o polo mais próximo de casa, acompanhado de um representante legal, e apresentar os seguintes documentos: duas fotografias 3x4 e cópias da carteira de identidade (RG) do responsável, da certidão de nascimento ou RG do aluno a ser matriculado, da carteira de vacinação, do comprovante de residência, do último boletim escolar e da declaração de matrícula na rede pública estadual. Não é possível se matricular pela internet ou por telefone; é fundamental o comparecimento dos interessados no polo escolhido.

Todos os alunos que frequentam o Pro Paz nos Bairros recebem uniforme, lanche, material didático e esportivo e acompanhamento psicopedagógico por meio de profissionais orientados ao atendimento não só dos alunos, mas dos familiares.

Oportunidades – O polo UFPA, que fica no campus III e atende os bairros do Guamá, Terra Firme e Jurunas e a comunidade do Riacho Doce, está localizado na Rua do Tucunduba, s/n. Os cursos ofertados no polo são: dança moderna e contemporânea, artes (oficina de fantoches), teatro, natação, vôlei, basquete, futebol de campo, futebol de salão, leitura, matemática e informática.

O polo Ufra (Avenida Perimetral, 2.501, Terra Firme), que atende os bairros de Canudos, Terra Firme, Curió-Utinga, Guamá e localidades do entorno, tem as seguintes modalidades: natação, vôlei, futebol de salão (futsal), dança contemporânea, hip hop, capoeira, percussão, canto, coral, flauta, leitura, matemática e informática.

O polo Mangueirão, que fica na Rodovia Augusto Montenegro, km 3, e atende os bairros do Bengui, Mangueirão, Cabanagem, Parque Verde, Tapanã, Tenoné, Pratinha I e II, oferece as seguintes modalidades: atletismo, boxe, basquete, dança contemporânea, futsal, futebol de campo, caratê, capoeira, jiu-jítsu, matemática, leitura e informática.

Já no polo da Sacramenta, localizado na praça Dorothy Stang, que fica entre as avenidas Senador Lemos e Predo Álvares Cabral e que também atende os bairros do Barreiro, Marambaia, Val de Cans, Telégrafo e Souza, oferece como atividades: dança moderna, balé, hip hop, música, natação, vôlei, jiu-jítsu, judô, caratê, capoeira e futebol de campo.

No polo localizado no Iesp (Rodovia BR-316, km 13, s/n), na região central de Marituba, serão ofertadas atividades de artes, circo, teatro, música, hip hop, jiu-jítsu, natação, futebol de campo, leitura e matemática. Já o polo Apoena – que fica na BR-316, km 8, Rua Cavalcante, próximo ao Ministério Público – passa por reestruturação na grade de atividades e deve abrir inscrições em breve.

Recentemente, o Pro Paz nos Bairros foi apresentado como modelo de projeto brasileiro durante o Congresso Luso-Afro-Brasileiro (XII Conlab), na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. O evento reuniu cientistas sociais dos países de língua portuguesa, com o objetivo de promover uma reflexão científica em busca da institucionalização de parcerias no domínio da pesquisa em ciências sociais e humanas.