Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO

Jean Bitar promoveu ação alusiva ao Dia da Visibilidade Trans para orientar sobre acolhimento

Por Redação - Agência PA (SECOM)
30/01/2019 16h32

Palestras com informações importantes sobre o universo Trans foram ministradas nessa terça-feira (29), no Dia da Visibilidade Trans, no Hospital Jean Bitar (HJB). O objetivo principal da ação é desfazer opiniões equivocadas e sanar as dúvidas sobre transgêneros. Participaram colaboradores e usuários da unidade de saúde. 

Os palestrantes foram a coordenadora de atendimento aos Transgêneros da unidade de saúde, a endocrinologista Flávia Cunha, é doutora em Distúrbios do Desenvolvimento Sexual (DDS) e Disforia de Gênero pela Universidade de São Paulo (USP); e o psicólogo George Pontes possui vasta experiência no atendimento psicológico aos Transgêneros.

Os profissionais ressaltaram que a ideia foi orientar sobre como deve ser feito o acolhimento na instituição às pessoas que apresentam a chamada disforia ou incongruência de gênero, já que Hospital é a referência no Pará no atendimento a quem possui incompatibilidade entre o sexo anatômico e a identidade de gênero.

No HJB são realizadas as consultas médicas com a equipe de endocrinologista, e tratamento hormonal. O serviço está sendo estruturado para futuramente realizar também as cirurgias do Processo Transexualizador do SUS, que regulamenta os procedimentos para a readequação sexual.