Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER

Mangueirinho recebe treinos oficiais das equipes do Mundial de Clubes de Vôlei Masculino

Ginásio em Belém sedia atividades preparatórias da competição internacional, que começa nesta terça-feira (16) com apoio do Governo do Pará

Por Jessé Lima Melo (SEEL)
15/12/2025 22h44

Belém é palco, a partir desta segunda-feira (15), dos treinos oficiais das equipes que disputam a 20ª edição do Mundial de Clubes de Vôlei Masculino. A Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, foi o espaço escolhido para as atividades preparatórias da competição internacional, que conta com apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

Organizado pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB), em parceria com a HM7 Entretenimento, o evento reúne as melhores equipes do mundo, com jogos programados até o dia 21 de dezembro. Durante os treinos desta segunda, o ginásio recebeu atletas, comissões técnicas, imprensa e torcedores, que elogiaram a estrutura e a organização do local.

Diretor do Vôlei Renata, uma das equipes brasileiras participantes, Fernando Maroni destacou a qualidade da estrutura do Mangueirinho como um diferencial positivo para o torneio.

“O Mangueirinho tem uma estrutura já conhecida por nós. Costumamos dizer que é um dos melhores ginásios do Brasil, sem sombra de dúvida. Toda a parte de climatização, entretenimento e estrutura esportiva atende plenamente aos requisitos de uma competição desse porte. Agradecemos a parceria do Governo do Pará por ceder um equipamento como esse e por todo o apoio na organização. Esperamos receber o carinho da torcida pelos times brasileiros. Vamos jogar contra o resto do mundo, então venham dar aquela energia e calor para nós”, afirmou Maroni.

Jovens atletas também se inspiram

A competição internacional também tem sido uma oportunidade de inspiração para jovens praticantes do esporte. A atleta paraense Renata Moía, de 16 anos, acompanhou os treinos e se disse emocionada com a experiência.

“É uma experiência muito bacana estar perto de um voleibol de alto nível e poder acompanhar tudo de pertinho. Estou adorando a estrutura do Mangueirinho. Entre os times brasileiros, o que eu mais gosto é o Sada Cruzeiro, mas todos são uma grande inspiração. É muito especial poder ver esses atletas tão de perto”, relatou.

Representantes do Mundial

O Brasil será representado por três equipes: o Vôlei Renata (anfitrião), o Sada Cruzeiro (atual campeão mundial e sul-americano) e o Praia Clube (vice-campeão sul-americano). A Europa será representada pelos finalistas da última Champions League: Perugia (Itália) e Warta Zawiercie (Polônia). A Ásia contará com Al-Rayyan (Catar) e Osaka Bluteon (Japão), enquanto o Asswehly (Líbia) representa o continente africano.

A estreia da competição será nesta terça-feira (16), a partir das 10h, com jogos diários até o dia 21 de dezembro.

As oito equipes foram divididas em dois grupos:
 
Grupo A
Vôlei Renata / Campinas (Brasil)
Praia Clube (Brasil)
Al-Rayyan (Catar)
Warta Zawiercie (Polônia)
 
Grupo B
Sada Cruzeiro (Brasil)
Perugia (Itália)
Osaka Bluteon (Japão)
Asswehly (Líbia)
 
Tabela da primeira fase
 
16 de dezembro
10h – Cruzeiro x Osaka
13h – Perugia x Asswehly
17h – Al-Rayyan x Praia Clube
20h30 – Vôlei Renata/Campinas x Zawiercie
 
17 de dezembro
10h – Cruzeiro x Asswehly
13h – Perugia x Osaka
17h – Al-Rayyan x Zawiercie
20h30 – Vôlei Renata/Campinas x Praia Clube
 
18 de dezembro
10h – Cruzeiro x Perugia
13h – Asswehly x Osaka
17h – Praia Clube x Zawiercie
20h30 – Vôlei Renata/Campinas x Al-Rayyan
 
As duas melhores equipes de cada grupo avançam às semifinais e finais, disputadas em jogo único nos dias 20 e 21 de dezembro.