Limpeza em estação de tratamento de água beneficia mais de 100 mil pessoas, em Marabá
Serviço é realizado pela Cosanpa e garante mais qualidade na água distribuída à população

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) está com uma série de serviços para limpeza em execução, nas estruturas da Estação de Tratamento de Água (ETA), em Marabá, sudeste paraense. Com a manutenção, o objetivo é ampliar a eficiência operacional do sistema e dar mais qualidade à água distribuída para mais de 100 mil moradores do município.
Atualmente, a ETA Marabá tem capacidade para tratar aproximadamente 200m³ de água por hora. Com o aumento das chuvas na região, a água bruta captada no rio Tocantins chega com índices elevados de turbidez e cor da água, o que reforça a necessidade do serviço de limpeza da Estação de Tratamento.

"A lavagem de decantadores e filtros é essencial para garantir a qualidade do tratamento de água, em razão de partículas sólidas que se acumulam no fundo desses dispositivos, reduzindo a eficiência do tratamento da estação, afetando diretamente a qualidade da água", explica a engenheira Sanitarista e Ambiental na Cosanpa, Rayane Sales.
O serviço de limpeza contempla a lavagem dos sistemas de floculação, decantação e filtração, além de seguir um planejamento para manter o atendimento a outras demandas diárias da Companhia em Marabá e em outros municípios atendidos pela Cosanpa na região.

"É uma atividade feita regularmente que nos ajuda a manter o desempenho ideal do sistema, evitando obstruções e aumentando a eficiência do tratamento, reduzindo os custos com manutenções emergenciais ou trocas de peças", complementa Rayane Sales.