Sectet realiza aula inaugural do programa Capacita COP 30
Neste momento, os 26 cursos, coordenados pela SECTET, iniciam para os alunos inscritos no polo metropolitano de Belém
Nesta quarta-feira (15), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET), promoveu a aula magna para os alunos inscritos no polo metropolitano de Belém pelo programa 'Capacita COP 30'. O evento contou com a presença do secretário de Ciência e Tecnologia, Victor Dias, representantes do comitê estadual da COP 30, diretores de escolas técnicas e alunos inscritos no programa. Claudia Valente, integrante do comitê estadual da COP 30, destacou a grandiosidade do programa.
“Quero dizer para vocês que o Capacita COP 30 começou lá atrás, como uma sementinha de como a gente poderia qualificar e melhorar a mão de obra nesse estado, em particular aqui na região metropolitana para acontecer a COP. E hoje, ver tanta gente aqui reunida, pronta para se preparar, é uma satisfação imensa. Quero dizer para vocês também que para muito além da gente pensar de nos preparar para os dias da COP, isso aqui deve ser um legado. Tô muito feliz de tá aqui em nome da vice-governadora, agradeço a presença de todos e equipe maravilhosa que tem nos apoiado imensamente”, disse Cláudia.
O titular da Sectet, Victor Dias, deu as boas-vindas para os estudantes presentes no auditório da EETEPA Anísio Teixeira, uma das unidades que vão sediar os cursos do programa. O gestor destacou a importância do programa para que o Pará possa estimular e qualificar a sua mão de obra para o fomento da economia e do turismo.
Victor Dias - secretário da SECTET “Um dos principais legados que a vinda deste, que é o maior evento que se trata de mudanças climáticas do mundo, pode trazer para o povo do nosso estado do Pará, naturalmente é da infraestrutura, uma vez que vamos receber diversas chefes de estado do mundo inteiro. Então, temos que preparar a nossa infraestrutura para receber essas pessoas, em um momento que vamos discutir aqui sobre a nossa Amazônia, no que tange a nossa biodiversidade. Além disso, outro principal legado é a missão que vamos deixar para cada morador é que estaremos mais apto, mais capacitado para um mercado cada vez mais competitivo”, disse o secretário Victor Dias.
Após a abertura, o coordenador do programa deu início a apresentação do programa, turmas, inícios das aulas, bem como ressaltou a projeção e progressão das formações. “Estamos hoje no evento da aula inaugural das turmas. Esse pontapé inicial da Sectet em ofertas de vagas é muito significativo para o total do programa. Por exemplo, hoje, com dois meses de programa, o Sistema S e os demais parceiros que ofertam cursos tiveram cerca de 519 formandos. Só nesse momento, nós estamos iniciando com 880 alunos em sala de aula, são 880 vagas, isso nos dá uma projeção para que agora, no final de junho, o programa já consiga certificar mil alunos, mil qualificações profissionais para o mercado”, disse o professor.
O 'Capacita Cop 30' surgiu para fortalecer e qualificar a mão de obra paraense para o evento mundial sobre mudanças climáticas, a COP 30 (Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que irá estimular a economia, promover a criação de empregos, aumentar a produção e o fortalecer os setores-chave da economia local.
Neste momento, cerca de 900 alunos iniciam as aulas em 26 cursos, como o inglês intermediário, publicidade e propaganda, gestão de Recursos Humanos, Turismo, Administração, Língua Inglesa, dentre outros cursos que serão realizados nas Escolas Técnicas Deodoro de Mendonça, Vilhena Alves, Celso Malcher, Anísio Teixeira Professor Francisco das Chagas Ribeiro Azevedo (Cacau), em Icoaraci. Os cursos são ofertados nos eixos do turismo, lazer, hospitalidade, produção alimentícia, infraestrutura e segurança no trabalho. Ao todo, são disponibilizadas 6 mil vagas para estudantes que gostariam de ter a expertise em alguma das áreas ou profissionais que já atuam na mesma.
Caio Valente - aluno inscrito no programa O aluno inscrito no curso de tecnologia do turismo, Caio Valente, fala da expectativa pelo início das aulas e da busca por qualificação profissional. “Acredito que vai agregar muito, estou fazendo uma aposta aqui pra mim, acredito que seja uma oportunidade valiosa e tô postando minhas fichas. Pretendo estudar muito bem, colocar esforço de que esse ano que vem aí vai ter uma grande oportunidade”, disse Caio.
O evento contou também com a participação do diretor de Educação Profissional e Tecnológica da Sectet, Washington Corrêa, uma das coordenadoras do programa, Beatriz Padovani, e os diretores das EETEPAS que são prédios-sedes para a realização dos cursos técnicos.