Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DOAÇÃO

Campanha com empresas de Barcarena busca coletar mil bolsas de sangue

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/09/2015 14h00

“Uma atitude de amor que cabe em um abraço”. Esse é o tema da 17ª campanha de incentivo à doação voluntária de sangue, que será realizada pelas empresas Alumínio Brasileiro S/A (Albras) e Hydro Alunorte, de 30 de setembro a 2 de outubro, no município de Barcarena, em parceria com a Fundação Hemopa. A mobilização envolverá funcionários, familiares e a comunidade local. Este ano a meta é de mil coletas, que reforçarão estoque do banco do hemocentro.

Esta é a meta mais mais ambiciosa em termos de coletas feitas durante campanhas externas. Em 16 anos, período em que essas ações vem sendo desenvolvidas, foram colhidas 23.954 bolsas de sangue que atenderam cerca de 95.816 pacientes da rede hospitalar paraense, atualmente composta por mais de 200 hospitais. Ano passado, a mesma campanha contabilizou 1.441 doações, superando a meta estabelecida para a ação que começa amanhã.

Para a presidente do Hemopa, Ana Suely Leite Saraiva, a celebração de mais um ano de parceria com a Hydro e a Albrás em prol da doação de sangue representa a esperança para milhares de usuários que necessitam de sangue para sobreviver ou ter qualidade de vida. “Essa campanha reforça a mensagem de solidariedade que é estimulada ao longo dos anos por essas empresas, prática que é passada dos pais para os filhos dos funcionários”, ressaltou, agradecendo a participação de cada voluntário da campanha e também de todas as pessoas que contribuem direta e indiretamente para a ação aconteça e atinja a meta estabelecida.

Segundo a enfermeira do trabalho da Albras Rubya Silva, a proposta da campanha deste ano é destacar o sentimento envolvido no ato da doação. “Nós casamos o tema com a questão do abraço porque essa é uma ação que simboliza amor mútuo, alegria, gratidão, doação. Nem sempre quem gente doa consegue entender toda a dimensão desse ato”, diz.

De acordo com a gerente de Captação de Doadores, a assistente social Juciara Farias, a campanha da Albras/Hydro Alunorte é decisiva para dar suporte ao estoque estratégico do Hemopa, sobretudo, no período da Quadra Nazarena, quando a capital recebe milhares de romeiros que vêm acompanhar as festividades do Círio de Nazaré. “Com o grande fluxo de turistas na cidade, a tendência é aumentar o número de intercorrências hospitalares que, inevitavelmente, elevam a necessidade de transfusão de sangue, como ocorre em períodos de férias ou festivos”, explica.

Para doar sangue é necessário: 
* Estar em boas condições de saúde
* Ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos). Menores de 18 anos podem doar apenas com autorização do responsável. 
* Pesar no mínimo 50 quilos
* Estar alimentado e descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas)
* Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial. 

OBS: O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher, a cada três.

Campanha da Guarda da Santa - Dentro das ações para reforçar estoque de sangue para outubro, o Hemopa recebeu no último dia 19 a campanha “Doar sangue não custa nada, mas salva vidas”, de voluntários integrantes da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, na sede do hemocentro, em Belém. A mobilização resultou em 56 coletas que devem contribuir para o atendimento de aproximadamente 224 pacientes. A ação faz parte do trabalho que a Gerência de Captação de Doadores do hemocentro fez junto a mais de 500 guardas da Santa e conta com o apoio de amigos e familiares destes.

Serviço: A Fundação Hemopa fica na travessa Padre Eutíquio, nº 2.109, bairro de Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800 280 8118.