Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABASTECIMENTO

Companhia de Saneamento do Pará conclui serviços na área central de Oriximiná

Cosanpa finalizou serviços como a desobstrução, correção e recomposição da canaleta da linha de drenagem na Estação de Tratamento de Água

Por Ascom (Ascom)
21/11/2023 09h54

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) concluiu mais uma obra no município de Oriximiná na segunda-feira (20). Desta vez, foram beneficiados os moradores da travessa Carlos Maria Teixeira. A via recebeu o serviço de desobstrução, correção e recomposição da canaleta da linha de drenagem das lavagens dos filtros da Estação de tratamento de água. 

A obra, que iniciou no dia primeiro de novembro, foi feita em várias etapas até ser finalizada com a principal finalidade de desobstruir pontos críticos. Durante o processo, a equipe técnica constatou que os imóveis da área estavam ligados diretamente na drenagem da Cosanpa, e com a forte pressão na rede, a água acabava transbordando em alguns pontos, às vezes, até retornando para dentro dos imóveis.

Por ser em uma área central da cidade, a maioria dos imóveis são comerciais, com o passar do tempo, cada comércio foi elevando calçadas, o que impossibilitou manutenção na rede. 

A empresária Santana Leite tem dois empreendimentos na travessa Carlos Maria Teixeira, e ela contou que chegou a ter danos em um de seus estabelecimentos, mas assim que a Cosanpa foi acionada, o caso foi acompanhado até a finalização da obra. "A equipe sempre foi solicita, graças a Deus, foi solucionado o dano”, disse a empresária. 

A diretora de Operações da Cosanpa, Cleide Ferreira, informou que a drenagem chegou num ponto crítico, quando o rio estava com o nível elevado, e foi necessário aguardar o nível do rio baixar no verão, para realizar o serviço. 

“Nós aproveitamos a época que o rio está baixo, para fazer essa intervenção e corrigir toda a drenagem. Com isso, nós temos uma operação segura, onde não existe mais nenhum vazamento. Foram retirados todos os pontos críticos e a água está fluindo até o destino final dela, sem nenhum ponto de vazamento”, explicou Cleide Ferreira. 

Na última etapa do serviço, calçadas foram reconstruídas e as caixas de visitas foram todas recuperadas, recebendo novas tampas, o que vai permitir fazer a manutenção da rede, a qualquer momento quando for preciso novamente. 

“O objetivo da obra foi alcançado e isso traz também segurança para os moradores. A partir do momento em que a gente concluiu essa obra, fizemos o teste final, e percebemos que a drenagem voltou a ficar intacta e que nós não temos nenhum ponto de vazamento. A canaleta que foi danificada, já foi recuperada e isso traz uma segurança para os moradores e comerciantes da área, afirmou a diretora de operações, Cleide Ferreira. 

A casa do Álvaro Farias, fica no trecho onde os trabalhos foram realizados, e ele agradeceu a Cosanpa pelo serviço. “Aqui, foi feito um serviço de qualidade, a Cosanpa fez toda a diferença agora, acabou nossa preocupação".

Texto de Meliny Campos / Ascom Cosanpa